noticia - director executivo fundo global

Director Executivo do Fundo Global visita Centro Comunitário

Peter Sands, Director executivo do Fundo global visitou hoje o Centro Comunitário para Pessoas que Usam Drogas (CCPUD) da Mafalala.
A visita tinha como principal objectivo conhecer de perto as actividades desenvolvidas pela UNIDOS – Rede Nacional de Redução de Danos, através dos Centros Comunitários para Pessoas que Usam Drogas, em prol da redução de danos nesta população- chave.
Assim, fez uma ronda pelos diversos departamentos que compõem a instituição onde, a partir dos respectivos profissionais, teve explicações sobre o fluxo de atendimento e do trabalho que vem sendo desenvolvido em cada área nesta unidade de saúde comunitária.
Por considerar o contacto directo com os beneficiários importante, a convite do Gestor Sénior do CCPUD da Mafalala, Sands participou activamente de uma roda de conversa com os beneficiários. Nela acompanhou depoimentos, em primeira pessoa, que relatam as dificuldades enfrentadas por esta camada social, no respeitante ao acesso à saúde e a luta diária em busca de uma cura para responder o vício pelos estupefacientes.
Uma das questões sonantes levantadas pelos beneficiários, é a interrupção do processo de disponibilização de parafernálias (em Setembro de 2021) pois, segundo narram, a sua não disponibilização os tem levado a partilhar este equipamento médico, o que constitui um perigo para a sua saúde.
Os beneficiários, igualmente perguntaram as razões da não admissão de novos ingressos para o processo de toma da metadona. Neste quesito, o representante da FDC respondeu afirmando que esforços vem sendo envidados com vista a retoma do processo e a sua expansão para as províncias de Sofala e Nampula.
E porque boas visitas terminam com grandes lembranças, o director executivo do Fundo Global recebeu de presente do Ergo terapeuta um quadro feito pelos beneficiários.

Categorias